Agende sua consulta

Olá Cliente Nome!

Obrigado por entrar em contato com a Clínica Henrique Elkis, sua solicitação de agendamento de consulta foi recebida com sucesso.

Sua consulta ainda não foi confirmada, por favor aguarde que retornaremos o contato para confirmar os seus dados e a data da consulta.

Em caso de dúvidas ligue para:
11. 2165-2480

Atenciosamente,

Clínica Henrique Elkis


O que é o
Mioma Uterino?

Tumor uterino,
leiomioma,
mioma ou
fibroma.

Envie suas dúvudas


Durante a rotina os sintomas podem parecer normais. No entanto
é recomendado avisar o médico de qualquer alteração.

O Mioma é um tumor não canceroso que pode se desenvolver dentro ou fora do útero, tambem pode ser chamado de fibroma. Podem aparecer em formatos múltiplos ou como um mioma único. Estudos relevam que 1 em cada 4 mulheres em idade fértil tem ou já tiveram mioma.

Alguns fatores continuam em estudo sobre a contribuição para o desenvolvimento do mioma:

Miomas ou Fibromas

Podem ser completamente assintomáticos e pequenos, dificultando o diagnóstico.

Porém em alguns casos encontramos um aumento significativo (que pode chegar ao aumento anormal do abdômen, podendo ser confundido com ganho de peso ou gravidez), necessitando de tratamentos emergenciais.

O crescimento do tumor é exatamente o que inicia os sintomas, que podem variar dependendo da localização, tamanho e número de fibromas.

Os sintomas mais comuns de mioma são:
A presença de miomas pode expor as mulheres grávidas ao risco de aborto, cabe uma avaliação médica para definir o tratamento adequado. Já se observou casos onde mulheres que têm miomas contemplam uma gestação saudável, sendo o tratamento iniciado após esse período.

Jornal Hoje em dia - 10/05/2011
O mioma surge a partir de uma célula muscular do útero que cresce desproporcionalmente e se apresenta de vários tamanhos diferentes.
Veja na reportagem o que especialistas falam sobre os sintomas, seus perigos e como ele pode ser curado.
O recomendado é a realização do tratamento logo após a identificação do problema, e após um periodo de 6 meses, as mulheres já podem engravidar. Vale salientar que existe uma pequena probabilidade do mioma levar à infertilidade.

A presença de um mioma grande gera, além de todos os sintomas descritos acima, o perigo da anemia através de hemorragias fortes (perda de sangue e ferro). Sangramento menstrual excessivo é uma causa comum de anemia (falta de ferro) em mulheres.

Durante a rotina esses sintomas podem parecer normais, no entanto é recomendado avisar o médico de qualquer alteração, mesmo que pareça corriqueira.

Caso tenha dúvidas sobre o tratamento de embolização de mioma e seus procedimentos, envie um e-mail para Clínica Elkis Intervenção. Lembrando que este contato não substitui uma consulta e a avaliação do Médico Especialista em mioma.

O que é menstruação excessiva:
  • Necessidade de dupla proteção durante o período menstrual;
  • Troca do absorvente durante a noite;
  • Coágulos de sangue no fluxo;
  • Fluxos que duram mais de 7 dias;
  • Cólicas fortes.
Sintomas da Anemia (deficiência de ferro):
  • Falta de ar;
  • Palpitações do coração;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Falta de concentração;
  • Cansaço;
  • Disfunção Sexual.

Recomendações:

De acordo com Dr. Henrique Elkis, a principal recomendação é que toda mulher consulte um médico que pedirá um histórico clínico completo, fará exame físico e solicitará ou revisará estudos complementares. Ao concluir que os sintomas são decorrentes da miomatose, o próximo passo é apresentar e discutir todas as opções terapêuticas disponíveis. Quando a paciente aceita realizar a embolização uterina, será necessário revisar os estudos laboratoriais e de imagem - que têm uma validade média de 30 dias - e então agendar a embolização.

Fontes Bibliográficas

ENVIE SUA DÚVIDA